terça-feira, 28 de agosto de 2012

JOGOS DA OPOSIÇÃO


                                            Aula de Jogos da Oposição

Conceito

          Os Jogos de oposição referem-se igualmente aos esportes de combate praticados, desde o início dos tempos, em quase todas as civilizações. Esses jogos, cujas regras foram refinadas ao longo dos anos para se tornarem os esportes contemporâneos que conhecemos. (Olivier,2000).
          Os Jogos de Oposição devem ser visualizados como uma tentativa de padronizar o ensino das Lutas, que estimula a utilização do lúdico objetivando vivências cognitivas, motoras e sócias afetivas.

Características de Ataque

          São as ações motoras de agarrar, reter, desequilibrar, imobilizar, e tocar. 

Característica de defesa

          Envolve ações motoras específicas de esquivar, resistir, livrar e bloquear.

Classificação

     Os jogos de oposições se classificam em 6 tipos de atividades:

1.     rapidez, atenção,
2.     desequilibrar,
3.     reter, imobilizar,
4.     jogo de conquista de objeto,
1.     jogo de conquista de território,
6.     combate.
  • Rapidez e Atenção
     São jogos de vivacidade que alternam sempre os papéis de atacante e de atacado e evitam o contato próximo com o adversário.

MÃE COLA DAS POSIÇÕES
Objetivo: Desenvolver a rapidez, atenção. 
Desenvolvimento da atividade: O jogo consiste em um pegador que sai correndo atrás dos outros pegarem, ao ser pego a pessoa ficara em certa posição, que para ser descolado irá ter que imitar.
Variação ¹: 2 pegadores.
Variação ²: quem foi pego sai.
Variação ³: quem pega sai.

  • Desequilibrar
       Trata-se de agir em direção ao adversário, sem mediação de objeto ou território. Os papéis de ataque e de defesa são, ora alternativos, ora simultâneos.

SACI - PERERÊ
Objetivo: Desenvolver a rapidez, atenção e desequilíbrio. 
Desenvolvimento da atividade: Todos os alunos irão ter que ficar espalhados e um voluntário irão ser o saci- pererê, este voluntário irá ter que ficar na posição de uma perna só. Os outros irão ter que ficar em pé e fugir do saci. Quem for pego virá saci e ajuda pegar até que todos seja saci.

  • Reter e Imobilizar
       Necessitam de enfrentamentos variados e obrigam o corpo a corpo. São ao mesmo tempo, jogos para resistir e para livrar-se. Os papéis são ora separados, ora combinados.

SUMOZINHO
Objetivo: Desenvolver o desequilíbrio, reter e imobilizar.
Desenvolvimento da atividade: Em uma determina área os alunos irão ficar em duplas na posição de canguru tentando desequilibrar o seu colega com as mãos.

  • Conquista de Objeto
      Esses jogos aproximam os adversários, mas as principais ações de oposição são feitas em direção a objetos a serem conquistados. Os papéis de atacante e de defensor são separados.

COLETA DOS PRENDENORES DE ROUPA
Objetivo: Conquista de objetos.
Desenvolvimento da atividade: Em uma determina área os alunos irão ficar em duplas cada qual com três prendedores, irão colocar em suas vestimentas, no lugar de sua escolha mas tem que ficar em vista do adversário. Eles tem que tentar tirar os prendedores do seu adversário. 

  • Conquista de Território
As situações desse grupo implicam aproveitamento e diversificação das ações desequilibradoras para chegar a seus fins. É preciso puxar, carregar, empurrar, fazer virar e, é claro, esquivar-se, desviar-se, resistir. O contato tornar-se inevitáveis.

PARA SEU CAMPO
Objetivo: Conquista de territórios.
Desenvolvimento da atividade: Em uma determina área os alunos irão ficar em duplas com uma corda no chão ao meio dos integrantes. Os jogadores ficam em pé, frente a frente, coloca-se uma marca a ser atingida que esteja a 3 metros atrás deles: pode ser uma corda ou um traço de giz. Cada jogador deve puxar seu adversário para conseguir levá-lo até a marca colocada atrás dele. 

  • Combate
As condutas de ataque e de resistência são concomitantes. Tornar-se indispensável encardear e coordenar todas as ações necessárias ao combate.

COMBATE NO CHÃO
Objetivo: Desenvolver o combate.
Desenvolvimento da atividade: Os alunos irão ficar em duplas de joelho frente a frente, no primeiro momento irão ter que derrubar seu adversário no chão, depois irão ter que encostar os ombros do adversário nochão e por ultimo irão mantê-lo imobilizado durante 3 segundos.

RELATÓRIO DA AULA

1º Atividade:
  "Mãe Cola"
         Entre os alunos, um é o pegador, o resto do grupo estará livre. Em quem o pegador pegar( dos participantes livres) está colado e não poderá sair do lugar, terá que ficar na mesma posição em que ficou colado, até que outro participante que está livre o toque, então poderá se mexer novamente e voltar a brincar. O objetivo é não deixar que o pegador te pegue, pode correr, desviar-se, etc e descolar os participantes que estão colados.



2º Atividade: 
"Conquista de território"
          Foi feita uma divisão no meio do tatame, para cada ponta do tatame foi colocado um bambolê com uma bola dentro de cada bambolê. Foi dividido em duas equipes, com o objetivos de ultrapassar a linha demarcada ao meio do tatame, apenas engatinhando, arrantando-se, rolando, sem ficar em pé e pegar a bola dentro do banbolê do adversário e voltar para seu campo inicial.





 3º Atividade:
"Conquista de objeto"
        Todos os alunos em duplas, recebiam um colete de treino e colocavam na lateral da calça onde o objetivo da brincadeira era o indivíduo retirar o colete pendurado na lateral da calça do adversário.


4º Atividade:
"Desiquilibrar"
              
  Todos os alunos em duplas, apoiavam umas das pernas sobre a mão do colega e ficava apenas com apoio sobre uma perna, e seu colega da mesma forma. O objetivo da brincadeira era os dois participantes tentar desiquilibrar o seu colega, de maneira que um dos participantes viesse a cair no tatame.



5º Atividade:
"Reter/ Imobilizar"
           Ao centro do tatame foi colocado uma bola, e nas pontas do tatame dois banbolês e nas laterias do tatame dividiu-se em duas equipes com cada participante recebendo um número, que foi enumerado de 1 a 15, cuja o objetivo da brincadeira, quando chamado o número, dois participantes das laterais fossem engatinhando, rolando, sem tirar o pé do tatame pegar a bola do centro do tatame e levar até o banbolê demarcado para cada equipe.



6º Atividade: 
"Combate",
           Em duplas, os participantes tinham seu adversário frente a frente para disparar toques, entre os ombros, abdomem, joelhos, tronco, com o objetivo de esquivar-se e tranferir esses "golpes" em determinada região estabelecida.



4 comentários: