terça-feira, 18 de setembro de 2012



QUEDAS


1º Atividade:
 " Aquecimento
       A professora pediu que ficassem em duplas onde não podiam soltar do colega para fazer o movimento de deitar com as costas e barriga no chão, rolamento para frente e para trás.

2º Atividade:
 " Bruxa e Tartaruga
       Pediu que fizessem um circulo, onde no meio tem um pegador que é a bruxa, os que estão no circulo são as tartarugas. Ao sinal da professora a(o) bruxa tem que pegar a tartaruga, para que a tartaruga não seja pega tinha que rolar e ficar de costas no chão com as pernas e braços erguidos, quem fosse pego ficaria no lugar do(a) bruxa tornando-se o pegador e quem erra o pegador tronava-se tartaruga.



3º Atividade:
 " Rolamento para Frente
       Pediu que ficassem ainda em circulo,e dividiu em dois grupos onde primeiramente os numeros 1 faziam o rolamento que erra ficar com um dos joelhos no chão e a outra perna esticada como a mão no chão em que o joelho esta  no chão,passa o braço esquerdo embaixo do direito sempre com o queixo encostado no peito e projeta-se para o chão rolando , depois podiam fazer de pé o mesmo movimento sem colocar o joelho no chão, assim sendo um grau maior de dificuldade.

4º Atividade:
 " Rolamento por Cima
       Em dupla, um fica em conchinha e o outro senta em cima onde vai fazer o rolamento de costas como uma queda sem colocar as mãos no chão.





SJFT

     
SPECIAL JUDO FITNESS TEST


         O teste é utilizado para medir o potencial dos judocas. Para a realização do teste o avaliado devera ficar no centro do tatame, dois judocas se posicionarão um de cada lado a três metros de distancia, os mesmos deverão ter aproximadamente o mesmo peso. O    teste é realizado através da técnica do ipon-seon-nague, onde o avaliado devera projetar  os outros judocas correndo de um lado para o outro primeiramente durante 15 segundos  o maior número de vezes. o mesmo devera ser realizado mais duas vezes com duração   de 30 segundos com intervalos de 10 segundos. Após o teste devera ser medida a           freqüência cardíaca final e freqüência cardíaca de recuperação após o primeiro minuto. 
      O objetivo desse teste é avaliar a potência anaeróbia e aeróbia do atleta.

Índice=         FC final (bpm) + FC de recuperação após 1min (bpm) / numero total de arremessos.



TÉCNICAS DE PROGRESSÃO DO JUDÔ


1º Atividade:
  "ALONGAMENTO"
         Alongar membros superiores e inferiores.
2º Atividade:
  "Duplas"
      Os alunos iram correr em duplas pela sala, ao comando da professora todos vão fazer o que vai ser pedido, ex.: sentar, deitar de costas, deitar de barriga para baixo, etc.


4º Atividade:
  "Rolo da Borboleta"
      Todos os alunos sentados no chão, vão unir a sola dos pés segurando com as mãos e vão rolar de costas ao chão.


5º Atividade:
  "Rolamento frontal"
      A realização do rolamento é feita com o queixo no peito, apoiar as duas mãos no chão como base para o movimento e colocar a cabeça no chão, mantendo as pernas flexionadas, para continuar o movimento era só realizar a extensão das pernas.



6º Atividade:
  "Rolamento de costas"
    Para iniciar o aprendizado do rolamento de costas, foi pedido que primeiro todos só realizariam o seguinte movimento: começando na posição sentado, a pessoa jogará o tronco para trás e levantará as pernas, batendo os dois braços por inteiro ao chão, para que a queda de volta fosse amortecida.

                              


7º Atividade:
 "USHIRO UKEMI"
    Para iniciar o aprendizado do rolamento de costas, foi pedido que primeiro todos só realizariam o seguinte movimento: começando na posição sentado, a pessoa jogará o tronco para trás e levantará as pernas, batendo os dois braços por inteiro ao chão, para que a queda de volta fosse amortecida.



8º Atividade:
 " Yoko-Ukemi
   Para realizar esta posição a pessoa deitará de lado, estendendo o braço que está em baixo a uns 45º graus do seu corpo, mantendo as pernas flexionadas.


9º Atividade:
 " Adoleta
       A partir da posição de amortecimento de queda lateral, foi feito uma brincadeira onde se cantava a música... A-do-le-ta Le-pe-ti Pe-ti-pe-tá Le café com Chocolá A-do-le-ta
       Ao ritmo da música todos teriam que realizar a posição uma vez de cada lado. Em uma segunda vez desta mesma brincadeira ao final todos teriam que tocar o abdômen do colega e proteger o seu, para que ninguém o tocasse.
10º Atividade:
 " Queda agachado
       A partir dessa posição foi passado a primeira queda de uma altura baixa, referindo-se partindo da posição agachado... 





11º Atividade:
 " Kumi-Katas
       Nesta parte da aula foi passado a pegada (Kumi-Kata) do Judô, onde Com a mão direita se pega no colarinho esquerdo do Kimono e com a mão esquerda se pega na manga direita.
12º Atividade:
 " Derrubar os colega"
       A partir da posição de pegado que foi passada, foi feita uma atividade recreativa, onde todos em duplas e o objetivo era derrubar o outro.




13º Atividade:
 " Vassourinha"
      Neste momento foi passado a técnica de projeção, primeiramente foi realizada individualmente, onde era realizado dois passos para o lado sem cruzar os pés e a perna ao contrário do lado que foi realizada era a que realizaria o movimento, cruzando-a pela frente da outra perna (realizando um movimento de varrer). Por exemplo: Se você está indo para o lado esquerdo quem fará a técnica será a perna direita. Para completar com a queda, ao final do movimento a perna realizará a técnica para um lado e o seu corpo cairá para o outro, ainda usando o braço como apoio para amortecer a queda.



14º Atividade:
 " Encaixe de queda"
      Para iniciar a técnica da bananinha (Ippon Seoi Nage), só foi mostrado o encaixe que o quadril tem que realizar com o colega, onde a atividade foi o seguinte: Em duplas, um ficava de costas para o outro, o que estava atrás ficava com os braços abertos, pois o que estivesse a frente encaixaria seu braços igual a imagem abaixo, encaixaria o quadril e levantaria a pessoa.



15º Atividade:
 " Rolo comprensor"
      A professora dividiu em dois grupos, todos ficavam deitados com as costas para cima, um ao lado do outro, onde cada aluno tinha que passar rolando por cima dos colégas até chegar do outro lado.